Se Liga nas notícias...

Se Liga nas notícias e oportunidades

Espaço dedicado para divulgação das principais notícias e oportunidades, fique atento!

Minuto Se Liga – A Copa do Mundo

A Copa do Mundo é o momento em que as pessoas querem se reunir com os amigos, com a família, ligar a TV e assistir aos jogos. O “ Minuto Se Liga” dessa semana embarca nesse clima de copa. Esse ano está sendo disputada pela primeira vez no Oriente Médio, nos meses de novembro e dezembro devido ao intenso calor.

O Catar é um país da Ásia Ocidental, envolvido pelo Golfo Pérsico, a capital Doha, a cidade mais rica, movimentada e populosa do país.

Minuto Se Liga – Dia da Consciência Negra

O Minuto Se Liga apresenta Makota Kidoialê, liderança quilombola que se destaca pela valorização da diversidade religiosa afro-brasileira.

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em (20) vinte de novembro, dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravização no nordeste, o “Minuto Se Liga” apresenta Makota Kidoialê, fundadora do Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, comunidade tradicional de matriz africana de nação bantu localizada no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte (MG).

Como mulher negra, militante, liderança quilombola e de terreiro de axé, ela tem experiência na articulação e mobilização de diferentes seguimentos representativos da população afrodescendente de Belo Horizonte – capoeira, Umbanda, Reinado, Candomblé, quilombos – em torno das lutas por igualdade racial, contra a intolerância religiosa e todas as formas de discriminação.

Makota comenta, no Minuto Se Liga, sobre a Lei Federal nº 11.645, que foi criada para tornar obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas. De acordo com a Mestra dos Saberes Tradicionais, existe uma necessidade de discussão e debate constante na sociedade sobre a igualdade racial na educação, e ainda propor para o estado matérias didáticas produzidas dentro dos próprios territórios a partir de mestres e mestras de saberes tradicionais, para que “assim possa conscientizar toda uma sociedade sobre a população negra a referência que ela carrega na construção do nosso país”.

A trajetória de Kidoialê encontra-se estreitamente ligada à luta pelas ações afirmativas, ao combate à intolerância, ao racismo e ao preconceito, bem como à busca pelo reconhecimento e valorização da diversidade religiosa afro-brasileira, dentro do terreiro e fora dele. Sua atuação e capacidade de articulação política têm se tornado visíveis a partir da participação em diversos espaços públicos e projetos, nos quais ela vem contribuindo de maneira decisiva para apontar alternativas na construção de um novo olhar com relação à diversidade e à diferença.

O “Minuto Se liga” está no ar

Conteúdos informativos, rápidos e diretos do “Se Liga na Educação” serão exibidos durante a programação da Rede Minas

Estreou nesta quinta-feira (17), o “Minuto Se liga” na programação da Rede Minas. Trata-se de pílulas de conhecimentos e curiosidades para diferentes públicos. O interprograma vai ao ar nos intervalos da programação da TV, além das mídias sociais da Rede Minas. Com linguagem rápida e concisa, os conteúdos serão informativos e diversificados: datas comemorativas, dicas de ENEM, fatos curiosos, variedades, informações, macetes de matemática, dentre outros.

O episódio de estreia foi em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, celebrado em dezessete de novembro. A data foi implementada pela UNESCO em 2002 e ressalta a importância da Filosofia na vida em sociedade. O convidado do interprograma é o professor Eduardo Dias, que comenta como podemos adotar a atitude filosófica em nosso cotidiano.

O Programa “Se Liga na Educação” é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, apoiada pela Rede Minas. Ele vai ao ar das 7h30 da manhã às 12h30, de segunda a sexta-feira, para levar conteúdos pedagógicos aos alunos da rede pública. O Se Liga na Educação exibe aulas com conteúdos dos diferentes componentes curriculares, divididos por grupos de disciplinas e voltadas para cada ano de escolaridade.