Seja bem-vindo ao Jornal Joca

Conheça o Jornal Joca

Parceria entre Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a editora Magia de Ler, disponibilizam para os professores da rede estadual de Minas Gerais o Jornal Joca.

Publicado pela editora Magia de Ler desde 2011, o Joca foi inspirado em publicações do gênero na Europa e nasceu para suprir a inexistência de um jornal exclusivamente para o público infantojuvenil no mercado editorial brasileiro. Trata-se, portanto, de um projeto ousado, pioneiro e de valiosa contribuição para a formação educacional de seus leitores.

Por ser um jornal, com informação contextualizada e de qualidade, que traz as notícias de cada quinzena e matérias sobre temas de interesse das crianças e dos jovens, pode ser usado na sala de aula como uma ferramenta interdisciplinar, de complemento ao trabalho com o conteúdo de todas as disciplinas, e, assim favorecer a criação de projetos que se conectam com os estudantes e contribuem para a manutenção do vínculo com a escola de maneira instigante e prazerosa.

A versão impressa do periódico, disponível também em PDF, é veiculada quinzenalmente ao longo dos meses letivos do calendário escolar. Já a edição on-line tem atualização diária de notícias. No site do Joca (jornaljoca.com.br) é possível encontrar os arquivos em PDF da edição impressa, com hiperlinks para expandir conteúdos, atividades para os educadores utilizarem com os estudantes, conteúdos de formação, uma ferramenta para elaborar o próprio jornal e muito mais.

Joca & SEE/MG

Ao longo dos próximos meses, o Joca será entregue para a Secretaria de Educação de Minas Gerais quinzenalmente, com materiais pedagógicos específicos de apoio ao trabalho do professor:

  • atividades multidisciplinares por ano;

  • atividades para todos os anos;

  • plano de aula on-line;

  • quiz para jogar sozinho;

  • gabarito comentado do quiz para o professor;

  • podcast Saiu no Joca, prô!

  • podcast Revisteen CBN Joca;

  • podcast Papo Joca.

A SEE/MG receberá também o My Little Newspaper, um jornal em inglês, com seleção de matérias da edição do Joca e tradução de palavras-chave para compreensão e ampliação de vocabulário. E, além dos conteúdos jornalísticos, a editora Magia de Ler disponibiliza alguns materiais permanentes para utilização com os estudantes:

  • Manual interativo Como Fazer Jornal;

  • Vídeos da TV Joca sobre temas de destaque;

  • Webinars para leitores e webinars para educadores.

Além de um curso on-line ao vivo de 4 horas, está disponível gratuita e abertamente o EAD O jornal na escola: como formar o cidadão crítico e ativo do século 21, curso assíncrono e com certificação, para apoiar a formação dos educadores da Rede que desejam se aprofundar no trabalho com os gêneros da esfera jornalística. São 10 módulos, com carga horária total de 25 horas, que podem ser cursados de acordo com a disponibilidade do educador. Inscrições: https://tecsaladeaula.com.br/course/jornal-cidadaocritico/intro/.

Edição 156

Edição 155

Edição 154